sábado, 15 de outubro de 2011

Criticar é fácil



Ontem, levei três horas do aeroporto Fiumicino à casa onde estou hospedado, normalmente esse percurso se  faz em meia hora, a cidade estava um caos, tudo parado.

Hoje, uma manifestação pacífica que protestava contra a crise econômica e a situação política italiana. Mais ou menos duzentos extremistas aproveitaram a ocasião se meteram no meio da multidão e incendiaram carros, quebraram vitrines de lojas e de bancos. A revolta foi tão grande que tocaram fogo no carro da polícia e o mais grave incendiaram até o prédio do Ministério do Interior.

Quando eu estava aqui em Roma, perguntava aos conhecidos o estava funcionando bem nesta cidade, as pessoas tinham dificuldade de responder-me. Não sei se porque muitas coisas realmente não estão bem ou porque estão manipuladas para ver só as coisas ruins. Não podemos ser ingênuos, pensando que tudo está a mil maravilhas; nem pessimistas, dizendo que tudo vai de mal a pior, mas por justiça procurar ver os acertos e as coisas que podem melhorar.
A mídia tem uma parcela de responsabilidade na visão pessimista e catastrófica de muitas pessoas que “engolem” as notícias dos jornais sem um pouco de senso crítico. Infelizmente, mortes, violência, acidentes, seqüestro, roubos, atos de corrupção e injustiças são veiculados todos os dias em abundância nos meios de comunicação. Será que nada de positivo acontece no mundo?

Gostaria que você me respondesse: o que está funcionando bem na Itália, no Lácio, em Roma, no Brasil, no Rio de Janeiro e em Maricá?

2 comentários:

  1. Padre Cássio,
    Tudo bem?
    Estamos sentindo sua falta. Tão pouco tempo de convivência e tão marcante a sua presença! Receba nosso abraço, Edinho, Fernanda , Luiz Fernando, Miguel e Henrique.

    ResponderExcluir
  2. Prezados Edinho, Fernanda e família,
    Hoje faz um sol belíssimo em Roma. A Igreja aqui celebra a memória do Beato Joao Paulo II, mais tarde irei à Basílica de Sao Pedro e rezarei por vocês.
    Os professores gostaram muito da tese.
    Até Breve.

    ResponderExcluir