terça-feira, 25 de maio de 2010

A polêmica sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3)



    Para início de conversa, veja o vídeo acima, é uma entrevista com um dos melhores juristas dos Brasil, o Dr. Ives Gandra Martins. Click nos links abaixo e você poderá ver o material, os textos e os vídeos. A coisa é séria e crítica.

   Todo mundo está falando do PNDH-Plano Nacional de Direitos Humanos- ( o texto demora ,mas aparece), fiquei de boca aberta com tantas sugestões, algumas muito boas e outras que vão até contra a lei da natureza.

    A CNBB escreveu uma nota a respeito do plano: "Nas ações programáticas do 3º Programa Nacional de  Direitos Humanos  (PNDH-3), conforme é afirmado na Nota da Presidência da CNBB, de 15 de janeiro de 2010, encontramos “elementos de consenso que podem e devem ser implementados imediatamente”. Entretanto, identificamos também determinadas ações programáticas que não podem ser aceitas. Reafirmamos nossa posição, já muitas vezes manifestada, em defesa da vida e da família, da dignidade da mulher, do direito dos pais à educação religiosa e ética de seus filhos, do respeito aos símbolos religiosos, e contrária à prática e à descriminalização do aborto, ao “casamento” entre pessoas do mesmo sexo, à adoção de crianças por casais homoafetivos e à profissionalização da prostituição."

   Vários jornalistas manifestaram as suas opiniões: Boris Casoy, Arnaldo Jabor, Joelmir Beting, Alexandre Garcia ( ele disse que o presidente assinou o plano sem ler, acredite se quiser).

    O deputado federal Paes Lira fez uma intervenção muito dura na Camara de Deputados diante do ministro Paulo Vannuchi,criticando principalmente os pontos sobre o aborto, a uniao de pessoas do mesmo sexo e a questao da anistia.

   O padre  Paulo Ricardo, considerado como um ultra "conservador", foi um profeta muito iluminado, tendo a coragem de denunciar muitas injustiças contidas no plano, deixando de queixo caído a muitos "progressistas," mas só pecou pela linguagem utilizada em alguns momentos.

    No video da TVNBR, o ministro fala de mudanças, diálogo e fortalecimento da democracia, mas eles tiraram a possibilidade e escrever comentários, fala sério. De fato, no dia 12 de maio, o presidente Lula e o Vannuchi assinaram um decreto com algunas mudanças na redação do texto sobre o aborto, os símbolos religiosos e a  mediação pacífica de conflitos.

  Veja os vídeos, comece a ler o plano e tire as suas conclusões. Quando eu terminar de lê-lo, compartilharei com você a minha opinião. 

Um comentário:

  1. Olá Pe. Cássio,

    Sua Bênção!!

    (que saudade!!!) adorei saber do seu blog, estamos antenados e atuantes em relação do PNDH3 aqui em Niterói, recentemente o nosso grupo de casais organizou um seminário de Bioética com mais de 300 pessoas na Uni La Salle sobre o assunto. Depois mandamos o material para você.

    estamos organizando uma noite de palestras com o Mons.Michel Schoyans aqui em niteroí. Quando vc vem para o Brasil? Precisamos unir esforços.

    Um forte abraço,

    Izabela (Bebel ou Batatinha), Claudio e João Paulo.

    meu e-mail: izabelanasc@gmail.com

    ResponderExcluir