sexta-feira, 30 de abril de 2010

Os cinco defeitos de Jesus


   Os cincos defeitos de Jesus foram apresentados pelo cardeal Van Thuan no retiro que pregou em março ano 2000 para o papa João Paulo II e para os membros da cúria romana. Parece uma heresia, mas foi uma forma criativa de Van Thuan apresentar os motivos que ele havia deixado tudo para seguir a Jesus Cristo às pessoas que na prisão lhe perguntavam as razões de sua esperança. O servo de Deus, Van Thuan ficou treze anos preso no Vietnam de 1975 a 1988, sendo nove dos quais na “solitária” sem ter feito nada, simplesmente por ser discípulo de Jesus de Nazaré.

   Segundo o ilustre cardeal, os defeitos de Cristo são: Jesus não tem boa memória, Cristo perdoou sempre, na cruz além de perdoar, Ele esqueceu-se os pecados do bom ladrão; não sabe matemática, “se Jesus tivesse sido submetido a um exame de matemática, talvez tivesse sido reprovado”, como um pastor deixa 99 ovelhas para salvar uma, para o Maestro, uma pessoa tem o mesmo valor de noventa e nove; desconhece lógica, uma mulher tinha dez dracmas e perde uma, quando a encontra chama as suas vizinhas, é ilógico perturbar as suas vizinhas apenas por causa de uma dracma que havia perdido, ainda faz uma festa, gasta mais do que encontrou; Jesus é um aventureiro; Jesus não entende nem de finanças nem de economia.

   Nos últimos meses, muitas pessoas passaram por momentos de muita dor devido às catástrofes naturais, outras estão vivendo os efeitos da crise econômica. Além disso, a difícil situação de alguns países africanos e tantos outros problemas. Contemplando tudo isso, somos tentados a pensar que o mundo não tem mais solução, mas olhando a vida do cardeal Van Thuan, vemos que quando olhamos a vida com os olhos da fé não é possível perder a esperança. Neste tempo de tantas angústias e catástrofes, vale à pena ler o livro “Testemunhas da Esperança”, editado pela Cidade Nova que mostra o poder do amor nas situações de heroísmo e do dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário